sábado, 30 de janeiro de 2010

Levada Louca


Fim de Ano e Carnaval, igual a tempo de correria, férias, compras, aventuras.

Enquanto o ano não começa de verdade, é bom se tomar cuidado com os perigos que surgem de todos os lados. O que fazer, como?

Sabemos, todos, que o poder público perdeu há muito tempo a sua capacidade de oferecer segurança aos cidadãos. Dito isso, então sigamos adiante.

Tomar cuidado significa se precaver. É tomar cuidado no trânsito, para não bater, não atropelar, não ser multado, não ser roubado. É evitar locais com grande fluxo de pessoas, onde ocorrem brigas generalizadas. É escolher boas companhias e ambientes seguros na hora de beber, de passear. É transitar por ruas e estradas com bom movimento e margem de segurança, pois nos locais isolados fica fácil a ação dos bandidos. É não dar mole para o azar, valorizando a responsabilidade, a prudência e sabedoria.

Os perigos sempre acometem primeiro os jovens. Converse com o seu filho/filha, explique os perigos e dê exemplos. Uma boa é levá-los e buscá-los nos eventos e festas, pois a carona de volta, depois de encherem a cara de álcool, é sempre complicada e perigosa, sujeita a muitos perigos, alguns mortais.

Alguns pais dizem que é cansativo e caro levar e buscar os filhos, mas pior é sepultá-los e perdê-los para sempre.

Assim, vamos agir com redobrada cautela, seja calmo, respire fundo antes de agir, respeite o direito dos outros, seja compreensivo pois nem todos tem a sua grande capacidade, seja tolerante e até passivo. Não estrague a sua vida devido a um ato impensado, ao sangue quente.

Conto com a sua sabedoria, inteligência e tomara que sejas digno dos cuidados divinos, que te protegerão nas horas mais difíceis.