terça-feira, 27 de abril de 2010

Minha Vida por Um Minuto

De um lado, está a Lei. Para que a Lei seja cumprida, são realizadas campanhas de conscientização. É verdade que as Leis são criadas por humanos e podem ser passíveis de falhas. Assim, muita gente não obedece a algumas Leis, mesmo sendo um cidadão educado, ético e sábio. Acredito que uma Lei não pode tudo, porém, quando são impostas a sociedade, é porque tem um cunho regulador, punitivo, sobre certas questões que não podem ficar omissas.


Mas o que dizer de desrespeito, descumprimento, descaso com as Leis que são super importantes para a preservação da vida, se a vida é o bem mais precioso que temos?

É isso que vemos, assistimos, escutamos toda hora, todos os dias. Infelizmente.

As pessoas estão arriscando a todo instante a vida, o bem mais precioso, por um mísero minuto, por nada. Quanto vale um minuto?

Analisemos: perdemos preciosos minutos tomando um banho (quando passamos de 5 minutos); quando esticamos uma conversa fútil ao telefone; quando esquecemos um documento e voltamos para pegar; quando resolvemos dar uma parada e deixamos tudo correr; quando passamos horas numa mesa de bar ingerindo álcool. Certo?

Até aí tudo bem, é normal, não se corre risco algum, nada que seja vital.

O problema é que perdemos minutos nessas atividades e formas, mas não queremos perder um minuto quando estamos diante de um semáforo, sejamos pedestres ou motoristas, por exemplo. É nesse momento que infringimos a Lei e arriscamos a própria vida e a de terceiros. É quando queremos chegar em cima da hora em um compromisso, mas não saímos de casa na hora adequada.

A verdade é que em determinado minuto acontecerá a falha e uma vida vai pro beleléu, e pode ser a sua, a minha, a de um parente, a de um amigo.

Além disso, obedecer a sinalização e andar na linha não é só para trem. É para quem pretende ser educado, dizer-se desenvolvido. Não adianta dizer que no Primeiro Mundo tudo é certinho, se você sabe disso e não faz a sua parte.

Temos que dar o exemplo e não dar a vida por um minuto.