terça-feira, 28 de junho de 2011

Momento Político: Frente a Frente Outra Vez

Caros amigos da Serra,

Nos próximos meses e até que chegue a eleição, realizaremos diversas análises do momento político de Dona Inês, com a nossa visão e entendimento. Lógico que é uma opinião e pode estar equivocada, mas será sempre na intenção de contribuir com o processo democrático e de crescimento e desenvolvimento da nossa querida e linda Serra.

Muito embora as eleições só aconteçam no final do próximo ano, este parece ser o momento de esquentar os neurônios em busca do melhor caminho, melhor estratégia, melhor forma de apostar nos apoios e coligações. Nesta altura do campeonato, parece difícil que apareça um nome de peso dentro do PSB e podemos contar como ‘favas contadas’ que Antonio Justino vai para a reeleição.

Do outro lado, em que pese o ajuntamento das oposições, o fiel da balança pende para Luís José, seja por não ter outro nome que pese tanto, seja por escaldo das duas últimas eleições que disputaram. Busca-se responder a uma pergunta: Quem pode fazer sombra ao Prefeito? Entre os pmdbistas históricos, há a desconfiança noutro nome e por isso eles são obrigados a acreditar em Luís.

Justino tem a seu favor vários fatores: ninguém esqueceu o clamor pelo seu nome em 2008; tem feito um bom governo não obstante as quedas de FPM, tem o poder de fazer muito mais nos próximos meses com a ascenção do PSB ao Governo do Estado, e nas duas últimas eleições bateu o adversário.

Luís José saiu da Prefeitura com a pecha de tirano, perseguidor, e por isso tem uma grande rejeição. Além disso, o seu partido se uniu aos adversários históricos e fez boa parte dos correligionários debandarem, insatisfeitos com a união. Houve um rompimento recente e o seu irmão de chapa, Elmo, deixou o partido para seguir carreira solo, e onde há briga de irmãos, há fogo. E perdeu as duas últimas eleições que disputou.

Quando o embate é entre Justino e Luiz, o fiel da balança pende para o primeiro, Antonio Justino, um político populista, ainda jovem, com uma longa lista de serviços prestados – aqueles serviços que igualam, honram, estimulam, protegem, promovem as pessoas mais humildes -, e que chegou como o Redentor na combalida Dona Inês daqueles dias dos anos 2007, 2008. Dizem que Justino só perde se fizer bobagem.

Portanto, parece que não tem pra onde correr. Os dois se enfrentarão nas urnas em 2012. Embora cedo, ninguém aposta em outro nome. Diz-se nas conversas de salão que somente o ex-Prefeito teria alguma condição, outro não chega nem perto. Mas ninguém pense que já está decidido. Em política tudo pode acontecer, as coisas mudam rapidamente.

E na Serra de Dona Inês, onde existe um fanatismo exacerbado ditado pelas regras da sobrevivência, só dá pra fazer uma ideia clara quando falta muito pouco para as urnas, lá pelos comícios de encerramento. É importante seguir os passos e rastros dos Vereadores, dos cabos eleitorais, das lideranças de sociedades civis, das novas lideranças, etc., para se tomar pé das tendências e das investidas de cada parte. Eu, como bom eleitor e cidadão que sou, vou fazendo a minha parte.

Forte abraço a todos e a Serra seja louvada,

Geraldo Guilherme, blogueiro, escritor, fotógrafo.