segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fora da Lei Acatará Prejuízos

Caros amigos,

Uma gravíssima e seriíssima situação do SUS - Sistema Unico de Saúde está posta em todo o Território Nacional, por conta de que não consegue atender dignamente aos cidadãos brasileiros, homens e mulheres que pagam impostos e não são muito maltratados quando necessitam de cuidados médicos, em qualquer escala de atendimento e complexidade. Geralmente, só enxergamos o problema quando somos nós a precisar dos serviços. Quando estamos bons, com saúde, vamos cuidar da vida e deixamos correr frouxo, mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde, vamos precisar e vamos quebrar a cara, ficar irritados, xingar meio mundo de gente, e botar a culpa no governo.

Aqui pra nós, o governo é quem menos tem culpa. Opa, peraí, oiçam antes de me xingar. Quem aprova o orçamento e diz quanto o governo vai gastar com saúde são os deputados. Por que eles não aumentam os valores? estão lá pra nos representar e tem este poder. E por que os deputados não criam leis mais severas para punir os culpados de acidentes? Eles não criam para não confrontar a sociedade dos maleducados, dos contraventores.

Há de haver uma lei que puna mais acintosamente o responsável por acidentes, de forma que, comprovada a sua culpa, seja-lhe imputada uma pena pecuniária capaz de suprir todos os prejuízos da área pública, que inclui infraestrutura afetada, custos hospilares e compensação às vítimas. Assim, com o perigo de um grande prejuízo, muita gente teria mais cuidado e diminuiria o número de acidentes.

Com isso, haveria bem menos gente nos hospitais nos fins de semana, período em que aumenta a demanda por atendimento. Ninguém gosta de sofrer, de sentir dores, ninguém gosta de tomar prejuízo. A única forma de coibir os acidentes de trânsito é com fiscalização permanente, leis práticas e penas rápidas. E por tabela existem outros crimes que também podem tomar o mesmo rumo, ou seja, quebrou, pagou. Não tem segredo algum, basta criar os mecanismos justos e eficientes. Digo justo porque é mais do que correto que os bons sejam protegidos dos maus - e não é o que acontece; digo eficientes para que haja leis capazes de coibir,  prender e penalizar  os culpados e que não se soltem jamais.

Então sou a favor de que haja punição pecuniária para quem causar prejuízo ao Estado.

geraldo guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário